O turismo na Serra do Japí é regulamentado pelas leis que a protegem como Reserva da Biosfera. É necessário se informar com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente sobre qualquer passeio ou turismo que pretenda-se fazer na Serra.

As cachoeiras, por exemplo, que tinham acesso livre aos visitantes, recentemente foram proibidas de visitas sem autorização, devido à depredação e falta de preservação dos locais por parte dos visitantes.

A Serra conta com hotéis fazenda, SPA, hípicas, prática de esportes radicais, como rally e arvorismo, trilhas, além de ser um ótimo local para caminhada, corrida, ciclismo, hipismo e Turismo Ecológico em geral. Lembrando que muitas dessas atividades necessitam de prévia autorização. A Serra também faz parte do Circuito das Frutas, pois conta com algumas fazendas de plantação de uva e morango e algumas vinícolas.

Trilhas na Serra do Japí

A Serra do Japi terá suas trilhas dentro da Fazenda Ribeirão reabertas a partir de maio de 2013. Todas as trilhas do Japi foram fechadas em janeiro de 2011, depois que uma visitante passou mal e os socorristas do Samu tiveram dificuldades para chegar até o local. O novo governo de Jundiaí teria autorizado o dono da Fazenda Ribeirão voltar a receber público.

Para saber mais sobre os passeios monitorados nas trilhas da Serra do Japi, clique AQUI e consulte o “Projeto Nossa Serra” da prefeitura de Jundiaí.

Trilha do Mirante: Local na estrada para deixar poucos carros e ônibus, o passeio tem início na entrada da Base Ecológica. Passando por um brejo de altitude, bica d´água, mata nativa e alguns mirantes, o ponto de chegada é um dos mais altos da Serra, o Observatório Astronômico Kiko de Mateu hoje desativado, mas que oferece ótima visão de toda a Serra.
Trilha disponível para visitação! Clique AQUI!

Trilha do Paraíso: Mesmo percurso da trilha do Mirante, passando por viveiro de mudas nativas, atravessando córregos, com vegetação muito preservada, o ponto de chegada é a Cachoeira Paraíso.
Trilha disponível para visitação! Clique AQUI!

Trilha da Biquinha: Esta trilha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados próximos à Base Ecológica, local de apoio à visita monitorada. Possuindo, em média, 1.500 metros de extensão, será possível apreciar a vista panorâmica da cidade, a presença de fauna, a vegetação de encosta, pequenas cachoeiras, de aproximadamente três metros de altura, uma pequena nascente que aflora no leito da estrada e uma bica de água não potável, atributo responsável pelo nome da Trilha.
Trilha disponível para visitação! Clique AQUI!

Trilha do Trial: Com área para estacionamento e trecho asfaltado até a entrada da trilha, o condomínio Serra da Ermida conta com a represa do DAE, que abastece com água da Serra os bairros de Eloy Chaves e Medeiros. A trilha é estreita através da mata fechada, tem córregos de nascentes, troncos e rochas que levam à Cachoeira Trial. No momento esta trilha encontra-se fechada.

Trilha do condomínio: Também na Serra da Ermida essa trilha é um pouco mais aberta, permitindo apreciar a vista da Serra, sua diversidade de fauna e flora.

Para maiores informações sobre a Serra do Japí e passeios:
Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente
Projeto Nossa Serra –  Visitas e passeios monitorados – Clique AQUI!

Dúvidas: (11) 4589-8562 ou ambiente@jundiai.sp.gov.br

Anuncie Imóveis

Quer vender seu imóvel em Jundiaí e Região? Não perca mais tempo, cadastre-se gratuitamente e comece a divulgar agora mesmo.

Divulgar Imóvel

Anuncie Empregos

Precisando de funcionários? Agora ficou fácil, anuncie gratuitamente a vaga de emprego que deseja preencher e comece a ver resultados imediatamente.

Divulgar Vagas

Anuncie Serviços

Tem um negócio, loja ou serviço em Jundiaí e Região? Consiga ainda mais clientes divulgando-o gratuitamente no Portal Jundiaí, comece agora mesmo.

Divulgar Serviço
+

Anuncie Gratuitamente

Imóveis, Vagas de Emprego, Negócios e Serviços. Anuncie Gratuitamente no Portal Jundiaí.

É rápido, é fácil e dá resultado.
Ta esperando o quê?

Anuncie Já!