O projeto Nossa Serra foi criado pela Prefeitura de Jundiaí com o objetivo de trazer ao público o conhecimento sobre preservação ambiental, sobre a biodiversidade de nossa fauna e flora e também sobre a rica área de proteção ambiental (APA) que existe na Serra do Japi.

A Serra do Japi é um raro remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo. A riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada ao fato de que a Serra do Japi se localiza em uma região ecotonal, ou seja, uma região de encontro de dois tipos de florestas: a Mata Atlântica característica da Serra do Mar e a Mata Atlântica do interior paulista.

Seu nome tem várias justificativas, como a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi), e o significado da palavra tupi-guarani iapy (nascente de rios). A riqueza hídrica da Serra, mereceu a denominação de “castelo de águas” por parte de naturalistas europeus, segundo o Professor Aziz Nacib Ab’Saber. Este foi um dos aspectos considerados no processo de tombamento da Serra do Japi pelo CONDEPHAAT, além da existência de um mosaico de ecossistemas representativos em termos de flora e fauna, capaz de funcionar como espaço serrano regulador para a manutenção da qualidade de vida.

A Serra do Japi também representa uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do Estado de São Paulo. Possuidora de atributos naturais, cênicos paisagísticos, em uma área de 352 km² e ponto culminante com 1.250 metros de altitude, é o testemunho de uma flora e fauna exuberante que existiam em grande parte na região sudeste do Brasil.

Para que tais atributos sejam de fato mantidos, faz-se necessário uma ação de educação ambiental, visando um correto e equilibrado conhecimento desta área de preservação ambiental, suas interações e biodiversidade, por parte daquelas que manifestam o interesse em “conhecer para aprender”.

Os objetivos específicos do projeto são:

  • Promover educação ambiental na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi;
  • Restabelecer o sistema de visitação monitorada à Serra do Japi;
  • Estimular ações de conscientização da importância da Serra do Japi com foco na preservação;
  • Aproximar o cidadão da Serra do Japi.

 

Trilha da Biquinha

Nível de dificuldade baixo
3 Km de ida e volta
1 hora de percurso

Esta trilha apresenta baixo grau de dificuldade, pois seus atrativos estão situados próximos à Base Ecológica, local de apoio à visita monitorada. Possuindo, em média, 1.500 metros de extensão, será possível apreciar a vista panorâmica da cidade, a presença de fauna, a vegetação de encosta, pequenas cachoeiras, de aproximadamente três metros de altura, uma pequena nascente que aflora no leito da estrada e uma bica de água não potável, atributo responsável pelo nome da Trilha.

Clique AQUI para se inscrever nos próximos passeios realizados pela prefeitura de Jundiaí!

Recomendada para crianças acompanhadas dos pais ou responsável, adolescentes com autorização dos pais ou responsável, adultos e idosos em condições favoráveis para caminhada.

 

Trilha do Mirante

Nível de dificuldade médio
6 km de ida e volta
4 horas de percurso

Apresenta médio grau de dificuldade principalmente por constituir-se em uma subida íngreme da Base Ecológica até término da trilha. Em seu percurso de 3.000 metros de extensão é possível observar a mudança da vegetação Estacional Semidecídua para a Estacional Semidecídua de Altitude. Tendo como final o mirante, a 1.185 metros de altitude em relação ao nível do mar, é possível observar a cidade e a região com vista panorâmica privilegiada. No local, encontra-se o inutilizado Observatório Astronômico Kiko de Matheo, construído na década de 80 para avistar o Cometa Halley.

Clique AQUI para se inscrever nos próximos passeios realizados pela prefeitura de Jundiaí!

Recomendada para adolescentes com autorização dos pais ou responsável, adultos e idosos em boas condições de saúde para caminhada.

 

Trilha do Paraíso

Nível de dificuldade médio
9 km de ida e volta
5 horas de percurso

Com 4.500 metros de extensão, a Trilha do Paraíso apresenta um trecho de trilha com Eucaliptos até a casa do conserveiro (antiga edificação de alvenaria que foi utilizada por funcionário público que auxiliava na conservação da Reserva), onde a partir deste ponto tem início a extensão com mata fechada, apresentando trilha de largura entre 1,5 a 3,0 metros com destino final na Cachoeira do Paraíso, a 1.074 metros de altitude.

Clique AQUI para se inscrever nos próximos passeios realizados pela prefeitura de Jundiaí!

Recomendada para adolescentes acima de 14 anos com autorização dos pais ou responsável, adultos em boas condições de saúde para caminhada longa. Não aconselhável para pessoas com limitações físicas e/ou de saúde.

 

Trilha das Jabuticabeiras

Nível de dificuldade alto
15 km de ida e volta
8 horas de percurso

Com ocorrência de jabuticabeiras silvestres em determinados pontos desta trilha, o percurso apresenta vários atributos paisagísticos, nascentes como a do Córrego do Padre Simplício e a exuberante Cachoeira das Jabuticabeiras (Coordenadas 298860E/7428501S) a 1008 metros de altitude em relação ao nível do mar. Esta trilha percorre o ponto dentro da ReBio mais próximo da área intangível do Ribeirão das Pedras.

Clique AQUI para se inscrever nos próximos passeios realizados pela prefeitura de Jundiaí!

 

- Os percursos iniciam-se na Base de Estudo de Ecologia e Educação Ambiental Miguel Castarde, que possui acesso a veículos de visitação, fiscalização e prestação de socorro.

Dúvidas: (11) 4589-8562 ou ambiente@jundiai.sp.gov.br

Anuncie Imóveis

Quer vender seu imóvel em Jundiaí e Região? Não perca mais tempo, cadastre-se gratuitamente e comece a divulgar agora mesmo.

Divulgar Imóvel

Anuncie Empregos

Precisando de funcionários? Agora ficou fácil, anuncie gratuitamente a vaga de emprego que deseja preencher e comece a ver resultados imediatamente.

Divulgar Vagas

Anuncie Serviços

Tem um negócio, loja ou serviço em Jundiaí e Região? Consiga ainda mais clientes divulgando-o gratuitamente no Portal Jundiaí, comece agora mesmo.

Divulgar Serviço
+

Anuncie Gratuitamente

Imóveis, Vagas de Emprego, Negócios e Serviços. Anuncie Gratuitamente no Portal Jundiaí.

É rápido, é fácil e dá resultado.
Ta esperando o quê?

Anuncie Já!