A Secretaria de Saúde de Jundiaí lançou a campanha de vacinação contra o vírus HPV para meninas adolescentes de 11 a 13 anos de idade. A imunização acontecerá entre os dias realizará de 10 de março a 10 de abril.

Para esse público alvo, a estimativa populacional é de 7.719 meninas a serem imunizadas contra esse tipo de causa de doenças futuras como o câncer de colo de útero.

A vacinação será feita nas unidades de saúde dos bairros (UBS), das 8 às 17 horas (e também naquelas com horário estendido) e aos sábados nas unidades de plantão do Centro, do Santa Gertrudes e do Novo Horizonte.

O período da campanha vai oferecer a primeira dose da vacina, sendo a segunda no mês de setembro e a terceira depois de cinco anos da dose inicial.

De acordo com a enfermeira Maria do Carmo Barreto Possidente, também especialista da Secretaria de Saúde, esses prazos formam o “esquema longo” que diferencia a vacina na rede pública da vacinação praticada anteriormente na rede privada, chamado de 0-2-6 meses.

“O esquema longo é adotado em diversos países, como o Canadá, porque pesquisas apontam que seu efeito é mais prolongado ao longo da vida da mulher. Com a vacinação, os homens também serão beneficiados indiretamente”, afirma.

Os preparativos para a campanha estão em andamento e envolvem reuniões com toda a equipe de enfermagem da secretaria, em fevereiro, e outros encontros com as equipes de ginecologia e obstetrícia e de pediatria em março.

O material de divulgação, como cartazes, será distribuído ao longo de fevereiro nas escolas da rede pública e privada e toda a logística de distribuição das vacinas está sendo discutida com os setores operacionais.

“É uma medida que está sendo esperada desde o ano passado e com um objetivo muito claro de benefício para as mulheres”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, que também participou de eventos preparatórios para a campanha.

A partir do dia 10 de março, a vacinação será feita nas unidades de saúde dos bairros no horário normal das 8h às 17h (e também naquelas com horário estendido) e aos sábados nas unidades de plantão do Centro, do Santa Gertrudes e do Novo Horizonte.

O que é HPV

Esse é o nome de um vírus com a abreviatura de papilomavírus humano a partir do termo em inglês e bastante comum em homens e mulheres no mundo inteiro. Entre mais de 100 variedades, a maioria é transitória mas aproximadamente 15 são potencialmente cancerígenas, sendo alvo da vacina. Quando a mulher está adulta, entre 25 e 64 anos, ela pode realizar exames preventivas do câncer de colo de útero na rede pública de saúde.

Anuncie Imóveis

Quer vender seu imóvel em Jundiaí e Região? Não perca mais tempo, cadastre-se gratuitamente e comece a divulgar agora mesmo.

Divulgar Imóvel

Anuncie Empregos

Precisando de funcionários? Agora ficou fácil, anuncie gratuitamente a vaga de emprego que deseja preencher e comece a ver resultados imediatamente.

Divulgar Vagas

Anuncie Serviços

Tem um negócio, loja ou serviço em Jundiaí e Região? Consiga ainda mais clientes divulgando-o gratuitamente no Portal Jundiaí, comece agora mesmo.

Divulgar Serviço
+

Anuncie Gratuitamente

Imóveis, Vagas de Emprego, Negócios e Serviços. Anuncie Gratuitamente no Portal Jundiaí.

É rápido, é fácil e dá resultado.
Ta esperando o quê?

Anuncie Já!