O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo Rural, Marcos Brunholi, anunciou quinta-feira (7) que a Prefeitura vai realizar novamente, em 2014, a Festa da Uva. Tradicionalmente o evento vinha sendo promovido a cada 2 anos, revezando com a Festa do Morango. O anúncio foi feito aos produtores e comerciantes que participaram da festa em janeiro durante a apresentação do balanço final do evento, na noite de quinta-feira, no Paço Municipal.

A festa acontecerá em janeiro, como já é tradicional, mas o calendário (datas e quantidade de dias do evento) ainda será definido. “O que podemos afirmar é que vamos manter o formato deste ano, sem bilheteria e sem grandes shows”, destaca Brunholi. “O sucesso da festa deste ano provou que nossa intenção de resgatar o espírito deste evento estava certa. Esta é uma festa de Jundiaí para Jundiaí.”

Durante a apresentação do balanço, a diretora de Turismo, Marcela Moro, destacou que organizar o evento foi um grande desafio, devido ao pouco tempo de preparação. “Mas conseguimos mostrar que dá para fazer uma festa muito boa, em que todos se beneficiam. Recuperamos um pouco o sentido de fazer esta festa, que é valorizar os produtores, valorizar nossa cultura”, disse.

Cerca de 50 expositores, entre produtores, comerciantes e artesãos, participaram do encontro nesta quinta-feira. Além de ouvir os números finais da festa, também aproveitaram para dar opinião e sugestões sobre o evento. Dos presentes, todos aprovaram o novo formato e pediram ao secretário insista nesse modelo, que “resgatou a tradição e mostrou a cultura da cidade”.

Balanço – Os números da festa surpreenderam. Em 7 dias de festa, foram 70 mil visitantes, 100 expositores, 150 apresentações culturais (música, dança, teatro, performances e outras) – “todos artistas da cidade”, segundo Marcela –, 1 mil garrafas de suco de uva vendidas, 2.600 garrafas de vinho, 2,3 toneladas de frango frito e 3,7 toneladas de polenta, 43 toneladas de frutas vendidas (85% de uva).

Outro dado significativo foi o número de crianças que passaram pelo parque: 12 mil. “Isso mostra a grande participação familiar na festa”, ressaltou Marcela.

CONFIRA TODOS OS NÚMEROS:

- 70 mil visitantes
- 43 toneladas de frutas vendidas
- 100 expositores
- 300 agricultores envolvidos
- 150 apresentações culturais
- 12 mil crianças no parque
- 1 mil garrafas de suco de uva vendidas
- 2.600 garrafas de vinho vendidas
- 1.620 unidades entres pães, massas, doces e geléias
- 2,3 toneladas de frango frito
- 3,7 toneladas de polenta
- 900 porções de gnocchi
- 1.890 porções de macarrão
- 1.160 porções de risoto
- 5.460 pasteis
- 4.490 fatias de pizza
- 1 tonelada de costela
- 1 tonelada de espeto e churrasco
- 1,2 tonelada de batata
- 150 quilos de linguiça
- 2.430 lanches
- 4.236 bolinhos de bacalhau
- 666 porções de escondidinho de bacalhau
- 1.811 porções de yakisoba
- 1.578 porções de tempurá
- 575 porções entre sushi e sashimi
- 5.965 doces
- 3.350 porções de fondue de frutas
- 4.500 peças de artesanato vendidas
- 20 workshops gastronômicos com participação de 1.200 pessoas
- 12 entidades assistenciais diretamente beneficiadas
- 13 comunidades e bairros envolvidos

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Anuncie Imóveis

Quer vender seu imóvel em Jundiaí e Região? Não perca mais tempo, cadastre-se gratuitamente e comece a divulgar agora mesmo.

Divulgar Imóvel

Anuncie Empregos

Precisando de funcionários? Agora ficou fácil, anuncie gratuitamente a vaga de emprego que deseja preencher e comece a ver resultados imediatamente.

Divulgar Vagas

Anuncie Serviços

Tem um negócio, loja ou serviço em Jundiaí e Região? Consiga ainda mais clientes divulgando-o gratuitamente no Portal Jundiaí, comece agora mesmo.

Divulgar Serviço
+

Anuncie Gratuitamente

Imóveis, Vagas de Emprego, Negócios e Serviços. Anuncie Gratuitamente no Portal Jundiaí.

É rápido, é fácil e dá resultado.
Ta esperando o quê?

Anuncie Já!